Você não está logado | Entrar | Cadastrar
08/12/2014

A bicicleta encurta a ida para casa e alonga a vida da gente




Por: Celso Pitol*

Após cinco meses de intenso trabalho estamos encerrando a etapa de elaboração do Plano Diretor Cicloviário de Canoas, que teve a coordenação do Instituto Canoas XXI, cumprindo a meta 45 do Plano de Governo do Prefeito Jairo Jorge. Neste período realizamos reuniões em todos os quadrantes de nosso município para colher a opinião da comunidade. Como conseqüência desse contato com a comunidade obtivemos a constatação de que  o Plano  não era apenas viável como tambem desejado pela população. 

O resultado deste grande esforço coletivo, que envolveu o Governo Municipal e a sociedade civil canoense, poderá ser conferido no dia 09 de dezembro, às 19 horas, no Parque Municipal Getúlio Vargas. Nesta data será realizada a Audiência Pública com a presença do Prefeito Municipal Jairo Jorge, quando será apresentado para o grande público, o projeto final da malha cicloviária da cidade de Canoas. Será um momento de fundamental importância, pois estaremos inciando uma nova era para o nosso município no que tange à mobilidade urbana. Hoje, já temos mais de 10 mil ciclistas em circulação pela cidade, que fazem da bicicleta seu meio de locomoção. Ora, numa cidade que possui 174 mil veículos emplacados, este não é um número irrelevante. O que precisamos fazer é dar mais condições para que as pessoas possam circular com segurança. 

Canoas dará um salto de qualidade em muitos aspectos: no respeito ao meio ambiente, dando espaço para um modal de transporte não-poluidor; na promoção do bem-estar, possibilitando ao cidadão um veículo cujo uso é excelente para a saúde; na melhoria do trânsito, desafogando nossas vias de acesso e reduzindo o uso do automóvel. Os benefícios serão vistos, portanto, nos mais diversos níveis. Os modelos em que Canoas se inspira são os melhores possíveis: por exemplo, uma cidade como Copenhague, que tem 50% da sua população urbana se locomovendo por bicicleta, 30% por transporte público coletivo e os outros 20% através de automóvel. Ali, como em muitas das cidades mais desenvolvidas do primeiro mundo, a bicicleta é, há muitos anos, e de forma consolidada, uma opção de transporte público para a população.

 

O Plano Diretor Cicloviário é passo importante para tornar realidade também em nosso município a afirmativa de que a bicicleta é um veículo que encurta a ida para casa e alonga a vida da gente. 





Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 708 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Deixe seu comentário
Bloqueado
É preciso estar logado para deixar um comentário.
Clique aqui, cadastre-se e participe!!


Este conteúdo tem 0 comentário(s)











Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação | Hospedagem e Manutenção:Núcleo de Tecnologia do PPS
© Partido Popular Socialista - PPS (2008)